Tosse cheia, tosse seca, tosse de cachorro, tosse à noite, tosse de dia, tosse braba, tosse de todas as maneiras possíveis! E incomoda não é?
Tossir é normal! Todo mundo tosse!Tosse nem sempre é doença! A tosse é um ato de defesa reflexo do organismo para proteger nossas vias respiratórias. Mas pode ser sintomas de inúmeras doenças! O importante é investigar e tratar a causa!
Para que serve a tosse?
Bem, se eu tivesse que dar apenas uma definição, diria que serve como excelente método de limpeza das vias aéreas! Elimina o excesso de secreções e corpo estranho; defende contra agressores como poluição, irritantes, partículas de pó, bactérias, vírus. Qualquer tosse deve ser valorizada, mas não é ao primeiro sinal de "cof cof" que precisamos de medicação. A tosse gera ansiedade, desconforto e muitas vezes prejudica a qualidade de vida, mas automedicação ou medicação precipitada pode confundir os sintomas e gerar mais ansiedade.
Quais as principais causas de tosse?
Infecções virais (gripes, resfriados), infecções bacterianas (pneumonias, sinusites, coqueluche, tuberculose...), laringites, traqueítes, doenças alérgicas, alguns medicamentos, tabagismo, refluxo gastroesofágico, fatores irritantes, emocional... Cansou? Tem muitas causas mesmo! Mas como medicina não é matemática, posso dizer que muitas vezes a causa da tosse não será por apenas um motivo! Avaliação médica sempre!
Vamos explicar as principais?
1 -Nas doenças do nariz e seios da face a tosse ocorre pelo muco que escorre por trás das narinas em direção a faringe, provocando os centros de tosse dessa região. Piora a noite porque a posição deitada aumenta a quantidade dessa secreção.
2- Asmáticos tossem com facilidade. Muitas das vezes esse sintomas vem isoladamente quando praticam atividades físicas ou riem.
3- Tosse do fumante, seja ativo ou passivo, ocorre pela inalação das substâncias nocivas do cigarro que irritam o aparelho respiratório
4 - Refluxo gastro esofágico ocorre quando o conteúdo ácido do estômago se dirige ao esôfago, gerando uma inflamação local e ativando os receptores reflexos da tosse. Muitas das vezes pode vir isolada, sem sinais como azia ou queimação estomacal.
5 - Tosse pós viral pode durar até 3 semanas após instalação do quadro. Ocorre uma inflamação da mucosa que o organismo tem de recuperar até melhorar. Em crianças muitas vezes nesse período vem outra virose e aí... cada vez mais ansiedade para tosse ir embora!
Para finalizar algumas dicas básicas:
1 - Procure um médico! Ele é a pessoa indicada para prescrever medicações aliviadoras da tosse de acordo com cada caso. Mas não é porque começamos a usar o remédio hoje que amanhã já não teremos tosse, ok?
2 - Gripes e resfriados tem evolução própria, melhorando no geral em torno de 5 a 7 dias. Dieta equilibrada, ingestão aumentada de líquidos e repouso auxiliam no processo.
3 - Lavagem nasal com solução salina SEMPRE!
4 - MEL! Sim, ele mesmo! O produzido pelas abelhas! rs
Potente anti inflamatório natural, protege a mucosa da garganta e diminui irritação. Lembrando que apenas maiores de 1 ano podem utilizar e diabéticos tem suas restrições na ingestão.
5 - A melhor forma de tratar é combater o problema que está levando a tosse a surgir!